Автор Тема: Гоночные трассы: Гавея (Рио-де-Жанейро)  (Прочитано 6738 раз)

Оффлайн Владимир Коваленко

  • Администратор
  • Опытный участник
  • *****
  • Сообщений: 22 592
  • Карма 2118
    • Просмотр профиля
    • История автоспорта
На "Ностальгии" есть интересная темка: The Devil's Springboard. А там есть интересная ссылка: CIRCUITO DA GÁVEA - O Trampolim do Diabo. Вот содержание фотоальбома: Um Alfa Romeo 8C 2300 Monza, passando pela linha de chegada na Rua Marquês de São Vicente, na Gávea. O primeiro Grande Prêmio da Cidade do Rio de Janeiro foi organizado pelo Automóvel Club do Brasil, que era presidido por Carlos Guinle. by ROCINHA.ORG - O Portal Oficial da Rocinha  TRAMPOLIM DO DIABO - Circuito da Gávea, altura do Mirante do Leblon. Vários ídolos passaram pelo circuito, entre eles o já famoso Juan Manuel Fangio e seu compatriota José Froilán Gonzalez Foto: Arquivo by ROCINHA.ORG - O Portal Oficial da Rocinha  Carlo Pintacuda em 1938, um dos heróis do Circuito da Gávea. A segurança dos competidores andava no fio da navalha. Enquanto a potência dos motores levavam baratinhas a então incríveis 180 km/h, os freios e pneus não acompanhavam a eficiência propulsora. by ROCINHA.ORG - O Portal Oficial da Rocinha  Manuel de Teffé e seu Alfa Romeo, vencedor do 1º Prêmio Cidade do Rio de Janeiro em 1933. No lastro das baratinhas, 250 mil curiosos e amantes da velocidade invadiram as ruas. O vencedor teve que percorrer 20 voltas em um trajeto de 11.160 metros by ROCINHA.ORG - O Portal Oficial da Rocinha  TRAMPOLIM DO DIABO 1935 - Circuito em frente ao Hotel Leblon. O piloto/mecânico brasileiro Odilon Barcellos e seu Bugatti, numa competição do famoso Circuito da Gávea Foto: Arquivo by ROCINHA.ORG - O Portal Oficial da Rocinha         Fangio, Gonzales e Chico Landi fazendo a curva próximo ao Hotel Leblon, local perto do Mirante. O Rio também abrigou os circuitos da Ilha do Fundão Circuito de Petrópolis, e Provas Almirante Tamandaré Circuito da Barra da Tijuca em 1964/1965. by ROCINHA.ORG - O Portal Oficial da Rocinha  1937 - Nos 21 anos de disputas do Circuito da Gávea, houveram 7 interrupções por motivos diversos. Subidas e descidas, curvas sinuosas e pisos de terra, asfalto, macadame e paralelepípedo, fizeram do circuito uma prova de singular dificuldade. by ROCINHA.ORG - O Portal Oficial da Rocinha
O italiano Carlo Pintacuda e a bandeirada da vitória em 1937. O piloto, que havia perdido pra Vittório Coppoli no ano anterior quando teve o diferencial quebrado, virou ídolo no Brasil, e teve até uma marchinha de carnaval em sua homenagem. by ROCINHA.ORG - O Portal Oficial da Rocinha    1937 - Os técnicos, juízes e curiosos observam, trabalham e se preparam para a corrida dos modernos bólidos. Com mais de 100 curvas e diferentes tipos de piso asfalto, cimento, paralelepípedo e areia, o traçado desafiava a perícia dos pilotos. by ROCINHA.ORG - O Portal Oficial da Rocinha  O piloto e mecânico brasileiro Benedicto Lopes' num Ford V8 em 1935 Possivelmente passando pela Curva do Esse. o Circuito da Gávea ficou conhecido como Trampolim do Diabo, em alusão aos perigos da prova e, em especial, da Curva do Trampolim. by ROCINHA.ORG - O Portal Oficial da Rocinha  O piloto mecânico italiano Vittorio Coppoli no Circuito da Gávea em 1936. Este ano foi marcado pela chegada de grandes competidores. A Scuderia Ferrari, que na época ainda era o departamento de competições da Alfa Romeo, trouxe pilotos de seu 2º escalão. by ROCINHA.ORG - O Portal Oficial da Rocinha Favorito a vencer a prova de 1935, o petropolitano Irineu Corrêa, morreu ao cair com seu Ford dentro do canal da Avenida Visconde de Albuquerque. A morte do piloto de 36 anos foi uma perda para o automobilismo nacional. . by ROCINHA.ORG - O Portal Oficial da Rocinha  O Argentino Carlos Arzani's no  Alfa Romeo 8C-35 e o Português Vasco Sameiro's Alfa Romeo 8C em 1937. Durante os anos em que a prova deu um sabor especial à vida dos cariocas, quatro pilotos morreram. Expectadores também corriam riscos á beira da pista. by ROCINHA.ORG - O Portal Oficial da Rocinha    O barão Manuel de Teffé, e seu Alfa Romeo Monza em 1936. O público delirava num traçado de rua com mais de 11 quilômetros que contornava o Morro Dois Irmãos, passando por toda a extensão da Rocinha. by ROCINHA.ORG - O Portal Oficial da Rocinha  Manuel de Teffé e seu Maserati no Circuito de Petrópolis - 1935. O piloto que esteve na Europa, onde teve êxito neste esporte, teve a idéia de trazer para o Brasil o circuito de corridas de automóvel, para que o evento tivesse repercussão internacional. by ROCINHA.ORG - O Portal Oficial da Rocinha Manuel de Teffé e o Alfa Romeo B-3200 em 1937. A idéia de um circuito de corridas foi levada ao então presidente Getúlio Vargas, que prometeu apoio. Na temporada oficial de turismo de 1933, o Automóvel Club do Brasil promoveu o circuito Niemeyer-Gávea. by ROCINHA.ORG - O Portal Oficial da Rocinha  TRAMPOLIM DO DIABO - Já na largada, os carros cruzavam os escorregadios trilhos de bonde, o que aumentava o nível de periculosidade, sem contar que o Circuito tinha curvas traiçoeiras em vários níveis. Na foto: João Ferreira de Souza e La Salle em 1935. by ROCINHA.ORG - O Portal Oficial da Rocinha  O alemão-austríaco Hans Stuck von Vielliez, um destemido piloto, parte para a posição final de largada como favorito no ano de 1937. Em 1932, Stuck havia vencido a corrida de Subida de Montanha da Rio-Petrópolis. by ROCINHA.ORG - O Portal Oficial da Rocinha  Irineu Correa e outro piloto brasileiro Geraldo Avellar na Gávea em 1935 num Ford V-8 Special. Embora um banhista e dois soldados tenham chegado a retirar o piloto do local em uma motocicleta-ambulância, o mesmo veio a falecer no canal. by ROCINHA.ORG - O Portal Oficial da Rocinha  Irineu Corrêa em 1934, na Rua Marquês de São Vicente. Este ano, pilotando um Ford V8, ele venceu a corrida numa média de: 70,817 km/h. Em 1935, Ricardo Carú, com o tempo de 4h03min20s2/10 e a incrível velocidade média de 68,792km/h foi o vencdor. by ROCINHA.ORG - O Portal Oficial da Rocinha   O alemão Hans Stuck - Favorito - Luta para reconquistar a dianteira na Av. Niemeyer. Interessante o detalhe da torcida dependurada ao alto com uma majestosa Pedra da Gávea ao fundo. Este Grande Prêmio de 1937, foi vencido por Carlo Pintacuda. by ROCINHA.ORG - O Portal Oficial da Rocinha  Foto: 1934 - 2º Grande Prêmio da Cidade de Rio de Janeiro. Em seus 21 anos de existência, o Circuito da Gávea abrigou dezesseis corridas — treze delas, vencidas por carros Maserati, Alfa Romeo e Fiat, atualmente todas as três pertencentes ao Grupo Fiat. by ROCINHA.ORG - O Portal Oficial da Rocinha  Um bólido sendo desembarcado no porto do Rio. Foto do livro Circuitos de Rua de Paulo Scali, gentilmente enviada por Fidelino Leitão de Menezes. A década de 30 marcou o florescimento do automobilismo no Brasil. by ROCINHA.ORG - O Portal Oficial da Rocinha  Do acervo de Fidelino Leitão de Menezes  o legítimo e verdadeiro by ROCINHA.ORG - O Portal Oficial da Rocinha   1937. A largada era na Rua Marquês de São Vicente, quase em frente a então sede antiga do A.C.B. o trajeto seguia pelas Avenidas Bartolomeu Mitre, Visconde de Albuquerque, Niemeyer e Estrada da Gávea, onde hoje é o bairro da Rocinha. by ROCINHA.ORG - O Portal Oficial da Rocinha  A década de 30 marcou o florescimento do automobilismo no Brasil. Alguns anos após a entrada no País de montadoras como a Ford e a General Motors, as competições começavam a se multiplicar. Foto tirada do Leblon. Um Vidigal ainda praticamente vazio !!! by ROCINHA.ORG - O Portal Oficial da Rocinha 
Если кто-то чего-то не может, не умеет или не понимает, он доказывает, что это никому не нужно и даже вредно.